sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A FARSA ETERNA !


Quem é o verdadeiro merecedor de um busto na Javari - Gasolina ou Pando?
Leia o texto abaixo e tire suas conclusões.



"PELÉ QUEBROU MEU JOELHO" 
POUCA GENTE SABE, MAS ANTES DE MARCAR O GOLAÇO NA RUA JAVARI, PELÉ MERECIA TER SIDO EXPULSO. O LATERAL PANDO, DO JUVENTUS, CONTA COMO O REI TRITUROU SEU JOELHO.

Quanto você pagaria para estar na rua Javari naquele 2 de agosto de 1959 e ver o mais bonito entre os 1281 gols da carreira de Pelé? A obra mais linda do maior jogador de todos os tempos. Imagine então o prazer de ter jogado aquele jogo e ver o gol acontecendo ali, debaixo do seu nariz...
Que Pelé marcou o gol, após uma sequencia de chapéus, todo mundo sabe. Que o diretor Aníbal Massaini recriou o gol em computador para o filme Pelé Eterno, também. O que poucos lembram, no entanto, é que antes de marcar o golaço, o rei do futebol esfacelou o joelho do lateral-esquerdo do Juventus, Pando, e o juiz fez que não viu.
Naquele 2 de agosto de 1959, José Pando, hoje falecido, tinha 24 anos e era o lateral-esquerdo do Juventus.
Pando diz que sofria muito em todos os jogos contra Pelé, mas naquele dia algo além de dribles e gols o deixaria marcado para sempre. O jogo estava 3x0 para o Santos e o Rei ja havia marcado dois no goleiro Mão de Onça.
Foi então que Pelé sofreu uma entrada violenta que o tirou de campo por alguns minutos. Segundo Pando, esse lance deixou o camisa 10 do Santos nervoso e disposto a revidar. Logo que voltou a campo, pelé pegou a bola e começou a fazer a fila. "Depois de passar por uns três ou quatro, na hora do chute, eu cheguei dando o carrinho, aí ele deixou a sola da chuteira. Meu joelho esquerdo dobrou pra frente, eu desmaiei e só acordei na segunda-feira no hospital. Ele me virou do avesso", afirma Pando, mostrando as três cicatrizes da operação - apelidadas por ele de "Édson, Arantes e Nascimento".
Apesar da má lembrança, o ex lateral do Juventus diz que não guarda mágoa. "Tinha que acontecer. Fazer o quê?", afirma resignado. Pando revela que Pelé nunca pediu desculpas diretamente pela entrada, mas acha que o Rei tem um certo remorso porque sempre o tratou muito bem em todas as vezes em que se encontraram.
A contusão aconteceu no melhor momento da carreira de Pando e o deixou um ano e dois meses parado. Depois disso, o lateral voltou a jogar alguns torneios pelo Juventus, passou pelo Jabaquara, de Santos, e pelo Paulista, de Jundiaí. Com a carreira encerrada, Pando arrumou um emprego na Ford, onde se aposentou.
Pelé obviamente não foi expulso após a entrada (nem cartão amarelo levou, pois o sistema de cartões so apareceria 11 anos depois)). Pando saiu e o Juventus ficou com um jogador a menos - na época não eram permitidas substituições.
Alguns minutos mais tarde, o Rei faria seu mais belo gol. E Pando jazia em uma maca, desmaiado.
Texto publicado pela revista PLACAR (não consegui descobrir a data) e escrito pelo jornalista Rogério Andrade.

O ex-lateral esquerdo do Juventus, José Pando morreu no dia 22 de janeiro de 2012, aos 76 anos, em São Paulo. O ex-jogador sofria do mal de Alzheimer e ficou internado por quatro anos antes de falecer.
Pando nasceu na cidade de Urupês-SP em 7 de março de 1935, mas mudou-se com apenas sete anos para o tradicional bairro da Mooca, onde permaneceu até sua morte.
 "O Pando gostava muito de lembrar dos times do passado. Isso era bom para ele, que foi um grande jogador e um bom companheiro nos tempos de Juventus", conta, com saudades, o ex-goleiro Nenê.
Qualquer pessoa normal que leia o texto acima vai pensar que foi Pando quem recebeu uma homenagem do Clube Atlético Juventus, mas infelizmente e por mais incrível que possa parecer, Pando morreu esquecido após lutar por anos contra uma triste doença que o venceu. 
Seu AGRESSOR no entanto, foi imortalizado e homenageado em forma de busto, em plena Rua Javari. PROFANO.

Mais um desfecho inacreditável e injusto do futebol de um clube que esquece seus heróis.

Nenhum comentário:

Contato

jklws@hotmail.com